23 de maio de 2011

Dez fatos por dois lados




***Publiquei esse post num blog que eu tinha criado quando morava em Dublin, juntamente com a minha amada Lê P.
Lembrei dele hoje e quis reproduzir de novo. Pelo mais simples prazer de relembrar e reviver mentalmente tudo aquilo que foi trabalhar como comissária na Ryanair. E pra eu não esquecer que eu vou passar por tudo isso de novo quando eu entrar numa outra companhia aérea.
Conclusão: eu gosto de sofrer! E de me divertir!!! :)***


Sim, estou decidida a ponderar os prós e contras do meu lindo e glamuroso (not) emprego, profissão, ocupação, perda de tempo, whatever.

Os contras virão primeiro (claro, se eu tivesse 100% feliz, não faria esse post).
1- Não tenho vida social. (Mentira, fui pra balada ontem e vim depois de uma hora e meia que tinha chegado direto pro escritório). Tá, tenho, mas queria mais.
2- Tenho que usar o uniforme mais feio do mundo. (Carinhosamente apelidado de uniforme de merendeira).
3- Salto alto e colete hi-viz são de uso obrigatório. (Quer coisa pior?)
4- Sento por pelo menos 8 horas por dia do lado de dois banheiros onde outras pelo menos 600 pessoas usam todos os mesmos dias. (Na hora da refeição o cheiro é agradabilíssimo!)
5- Tenho que fazer de 2 a 6 vezes por dia a famosa e esperada demonstração de segurança. Sim, gente, é brega e parece que tô fazendo mágica, mas é pra questões de, como citei, segurança!!!!
6- Tenho que falar pelo menos 600 vezes as palavras mágicas que a mamãe ensinou! Thank you e ByeBye saem no automático. Ah, esqueci do Im sorry também.
7- Vendo cigarros, jornais, raspadinhas, comidas quentes, comidas frias, bebidas, perfumes, presentes, brinquedos e até pai e mãe se o passageiro desejar. Já contei que não nasci pra vendas?
8- Cada santo dia tenho um chefe diferente. E colegas de trabalho também. Haja saliva pra contar pra todo mundo todo dia todas as coisas que eles querem saber! Ufa!
9- Acordar as 3h30 da manhã ou chegar a meia noite em casa não é das coisas mais legais do mundo. Especialmente nos fins de semana ou nos dias de festa.
10- Falar absolutamente tudo tudo tudo em inglês, pelo período todo de trabalho, cansa mais do que você pode imaginar. Te juro.

Agora os prós, na ordem inversa e com justificativa:

1- Meu nível de inglês vem me causando orgulho (tenho que melhorar, mas perto do que cheguei aqui... ai ai ai). Essa é a maior bagagem que eu vou levar, mas não, não no sentido literal.
2- Por ter horários doidos, meu corpo já não reluta a dormir quando eu quero, não interessa a que horas do dia são. É querer e capotar.
3- Não fico com toda a raiva depositada em uma pessoa só. Como muda a tripulação todos os dias, a cada novo dia, começo a odiar algúem pra sempre. Até que o dia acabe.
4- Minha experiência com vendas tá um espetáculo. Acho que meu poder de persuasão tem se aprimorado. Bom pra mim, ruim pra vocês.
5- Repetir palavras gentis nos tornam pessoas melhores. (Exagerei?)
6- De tanto repetir os chamados safety features, eu já sei de cor e salteado o que fazer em caso de emergência. Você provavelmente não, porque ao invés de prestar atenção, fica rindo de mim!
7- Sentar perto do banheiro tem suas vantagens. Posso furar fila quando eu quiser.
8- Salto alto dão uma melhor postura às mulheres e o colete faz com que ninguém me perca no aeroporto! Bom pra mim!
9- Tenho o uniforme mais feio do mundo. E isso não tenho como ver de outra maneira. É a vida.
10- Quanto à vida social... não, não posso reclamar! Se eu parar pra pensar quantas festas eu já fiz e fui desde que eu comecei, não seria justo!

Tô sempre pensando tudo isso pelos dois lados... Há dias em que não consigo ver nada de positivo em ser comissária de bordo (não me chame de aeromoça, por favor!). Há dias em que eu adoro pensar que tô trabalhando na Europa, num emprego que vai me dar experiências e histórias pra vida toda.
É tudo sempre uma questão de ponto de vista.


Foto: Meu último voo como comissária na empresa. Emoção que transpareceu pela própria.

Um comentário:

  1. Sinto muito, mas para mim tu vai ser sempre AEROMOÇA, goste ou não, hehehe. Engraçado que eu lembro mais da primeira lista, hehehe.
    bjks amoreco! Miss u!

    ResponderExcluir